Minha Cozinha Francesa

Pratos Principais

Le Plat Principal

Clique o título ao lado a fim de  aceder às receitas de Carnes, Frango, Coelho, Peixes e Mexilhões

 

A gastronomia francesa é extremamente variada.

 

Ela comporta estilos diferentes e inúmeras tradições regionais. Cada região da França possui sua cozinha própria. O mapa culinário francês está dividido em quatro grandes áreas regionais:  Grande-Oeste,  Sudoeste, sudeste e  Grande-leste.

 

Considerada internacionalmente como uma cozinha refinada e elegante, ela está , com frequência, associada à uma certa arte de viver.

 

De acordo com Wikipedia.org, em 2006, um grupo de gastrónomos e de chefes, entre os quais Paul Bocuse, Alain Ducasse, Pierre Troisgros, Marc Veyrat e Michel Guérard militaram para que a cozinha entrasse no “Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade”.

 

“Le repas gastronomique des Français” é o título pelo qual foi introduzido na lista representativa do “Patrimônio Cultural Imaterial da humanidade”, e eleito por um comité intergovernamental da UNESCO, em 16 de novembro de 2010 . Foi uma verdadeira Première.

 

Jean-Robert Pitte, presidente da Missão francesa do patrimônio e das culturas alimentares, explica:

 

A refeição faz parte profunda da identidade dos Franceses. Isso existe em muitos outros países. Porém, temos uma certa forma de gastronomia, com essa união entre pratos e vinhos, essa sucessão de pratos, essa maneira de colocar a mesa, de falar da cozinha, que são especificamente francesas”. (Le Figaro.fr)

 

Nesta rubrica de "Pratos Principais", a minha intenção é de apresentar, não uma cozinha de chefes, mas uma amostra de receitas familiares de carne bovina, de vitela, de porco, cordeiro, frango, coelho e peixes.

 

São receitas acessíveis e realizáveis, mesmo não tendo talentos especiais de cozinheiros. Basta seguir as receitas para obter um maravilhoso plat mijoté*, um assado ou um guisado.

 

plat mijoté*: cozido longa e lentamente.